O setor do/ transporte mostra que está se recuperando com mais vigor do que outros segmentos do mercado, conforme comprovam dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores: no ano passado, a indústria de caminhões emplacou 127.357 mil unidades, com crescimento de 42,82% na comparação com 2020 que encerrou com 89.173 caminhões emplacados.
É preciso lembrar que 2020 foi um ano para se esquecer, uma vez que o segmento foi fortemente impactado pelas consequências econômicas do enfrentamento da pandemia. O ponto positivo é que mesmo levando isso em consideração o ano de 2021 deve ser celebrado no sentido da renovação das frotas, uma vez que superou o ano de 2019, antes da pandemia, no qual a indústria vendeu 101.735 caminhões.
Falta de componentes
A entidade também divulgou uma previsão de crescimento de 7,3% na venda de caminhões para este ano. Vale lembrar que o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, ressaltou que o ano será desafiador para a indústria que ainda enfrentará problemas como a falta de componentes, o que, aliás, afeta a fabricação de veículos em escala global
No acumulado de 2021, a venda de caminhões pesados representa 50,88% do mercado total. Logo depois vêm os semipesados, com 26,33%. Em terceiro lugar estão os leves, com 9,50% e, em quarto, os médios, com 8,77%. Por fim, os semileves fecham a lista com 4,52% dos emplacamentos.
O modelo líder em vendas no período foi o Volvo FH 540, que soma 8.935 emplacamentos de janeiro a dezembro de 2021. Em seguida vem o Scania R 450, com 6.772 vendas. Na terceira posição está o Volkswagen Delivery 11.180, com 6.065 emplacamentos. Na quarta posição está o DAF XF, que teve 5.391 vendas no período.
Volvo FH 540 foi o modelo pesado mais vendido em 2021, com quase 9 mil emplacamentos
A startup norte-americana Carbon Robotics criou um robô autônomo que usa uma IA e câmeras de alta precisão para identificar pragas e ervas daninhas. Em seguida, o robô usa feixes laser de 150 watts de potência para eliminar as pragas e preservar as culturas.
O modelo, que foi pensado para operar 24 horas por dia, pode funcionar sem precisar de intervenção humana.
Diante de uma rota pré-programada em seus sistemas, como toda uma área de cultivo, o robô vai identificando as fileiras onde está a área cultivada a ser rastreada e limpa, tomando cuidado para que suas rodas não afetem a cultura que está sendo desenvolvida ali.
Orgânicos
A tecnologia foi desenvolvida com foco em melhorar a qualidade do solo e, com o uso de tecnologia, reduzir a necessidade de uso de defensivos agrícolas. O robô, chamado Autonomous Weeder, também pode auxiliar as culturas de produtos orgânicos, que tem uma demanda cada vez maior junto ao público consumidor.
A empresa já recebeu mais de US$ 36 milhões em investimentos e a empresa divulgou que tem mais de US$ 20 milhões em encomendas para seus robôs fazendeiros.
Mas nem só de robótica vive a tecnologia no Agronegócio. Você quer saber mais sobre como a inovação na logística pode impactar os resultados no agro? Dê uma olhada na solução G-Frete Agro, clicando aqui.
Hoje é quase impossível desassociar Transporte de Carga e Gerenciamento de Risco. Afinal, para ser manter competitivo e com uma boa margem de lucro é essencial diminuir custos, respeitar prazos e garantir que a carga chegue intacta ao seu destino.
Assim, gerenciar o risco significa também diminuir o máximo possível as chances de sinistros. E, para esse fim, existem uma série de ações que tem por função minimizar as chances de sinistros.
A chamada pesquisa e cadastro, ou consulta e cadastro para a liberação dos motoristas é um exemplo de uma etapa do Gerenciamento de Riscos. O rastreamento e monitoramento são outros exemplos de Gerenciamento de Riscos.
E, quando falamos de uma apólice de RDF-DC (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Transporte Rodoviário por Desaparecimento de Carga), o cadastro e consulta do motorista será sempre uma exigência. E é justamente sobre isso que falaremos nesse artigo: Cadastro e Consulta do Motorista no Seguro de Cargas.
Diferente do seguro RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), obrigatório, o seguro RCF-DC é facultativo.
Enquanto o seguro obrigatório RCTR-C deve ser contratado para cobrir prejuízos ou danos causados pelo transportador como:
Colisão;
Capotagem;
Abalroamento;
Tombamento;
Incêndio;
Explosões.
O seguro RCF-DC cobre desaparecimento da carga, junto com o veículo transportador, em casos da perda da carga ou desaparecimento do veículo junto com a carga. Como:
Furto qualificado (com vestígios);
Roubo;
Extorsão simples ou mediante sequestro;
Apropriação indébita e estelionato;
Roubos no depósito do transportador;
Atos de pirataria durante a viagem com percurso fluvial;
Roubos praticados por quadrilhas.
Quando fazer a análise e consulta do motorista?
A consulta e liberação do motorista, ajudante e veículo, devem ser feitas:
Se Registrados: uma vez ao ano;
Agregados: devem ser consultados e liberados a cada seis meses.
Autônomos (carreteiro e ajudante): devem ser consultados e liberados antes de dar início a viagem de transporte.
Aqui valem duas considerações:
1ª – A primeira refere-se aos agregados. Agregado é aquele que possui contrato de prestação de serviço exclusivo com a transportadora ou que tenha realizado, no mínimo, 12 viagens no período de 1 ano pela transportadora.
2ª – As consultas e liberações acima descritas são as mais comuns nesses mais 20 anos que trabalhando com Seguro de Carga. Entretanto o que vale mesmo é o que está previsto ali na sua apólice. Em caso de dúvidas fale com seu corretor de seguro.
O que acontece quando a análise e consulta não é feita?
O não cumprimento das consultas e liberações dos motoristas e ajudantes ocasiona em perda do direito de receber a indenização em caso de sinistro. Afinal, vai contra o acordado em sua apólice de seguro.
Quem analisa o perfil do motorista e ajudante?
Quem analisa o motorista é uma das empresas homologadas e que constam na sua apólice de Seguro ou que estejam homologadas junto à sua seguradora. E como estamos falando de competitividade associada à gestão de risco, é importante saber que há diversos fornecedores deste serviço no mercado, que têm prazos diferentes para efetuar a liberação do motorista.
No caso das operações com autônomos, existem serviços que podem levar de horas a dias para efetuar a liberação, o que significa uma maior demora nas entregas. É esse quesito que favorece serviços digitais de análise do motorista como o feito pela Guep, por exemplo, que tem tempo médio de retorno inferior a 30 minutos para a liberação do motorista.
O que fazer quando o cadastro não for aprovado?
O primeiro passo é entender a recusa e o que pode ser feito. Caso a recusa persista o transporte deverá ser realizado por outro profissional avaliado e aprovado. Pois, em caso de sinistro, ao se constatar a recusa do motorista ou ajudante, dificilmente a Seguradora fará a indenização.
Quando você tiver alguma dúvida, pode buscar auxílio e orientações adicionais na sua corretora. A VOI Seguros é uma das referências no mercado nacional como especialista em Seguro de Transporte ?✈⛴ e parceira Guep. Com a empresa, você pode contar com uma assistência personalizada durante todo o processo. A empresa tem mais de 20 anos de experiência, diversos produtos complementares e especialistas treinados para tirar as suas dúvidas. Conte com a VOI Seguros ᕦ(ツ)ᕤ.
O transporte de carga venceu importantes desafios em 2020, mantendo as operações em meio à crise e, em 2021, volta a pensar em como e onde investir para crescer, sabendo que riscos como roubo de carga e lentidão nas liberações de motoristas, para fins de liberação securitária, ainda atormentarão o setor.
A Guep aposta que a melhor saída para o problema está na Pesquisa e Cadastro de Motorista. Não a tradicional, com bancos de dados desatualizados e call centers que podem demorar horas ou dias na liberação securitária, mas uma nova Pesquisa e Cadastro 100% digital, como a GUEP fez com o Score, solução de Pesquisa de Motorista que roda na nuvem e usa uma inteligência artificial que varre simultaneamente mais de 400 fontes de informação.
Nós também desenvolvemos outras soluções com tecnologia avançada nas áreas de logística, gerenciamento de risco e seguros do transporte.
Nossa pesquisa é muito mais rápida, com tempo médio de retorno de 20 minutos e assertividade 40% superior a outras soluções e traz resultados imediatos na liberação mais ágil do motorista, diminuindo o risco e a sinistralidade.
O Score já é usado por mais de 2500 empresas de todo o Brasil e pode ser adotado por qualquer transportadora, independente da corretora ou gerenciadora de risco, pois a GUEP é a única empresa de pesquisa de motoristas homologada em todas as seguradoras do transporte no Brasil.
Para a empresa, o importante a se destacar é que com uma liberação mais rápida do motorista, é possível reduzir uma série de custos da transportadora como custos de hora parada e estadia do motorista, além das despesas com o armazenamento da carga custodiada do cliente. Além de, claro, com a maior agilidade, há uma redução dos prazos de entrega e uma maior fidelidade dos clientes.
Outro aspecto positivo é a maior assertividade da informação: por não usar dados defasados, a informação da Guep é mais precisa. Quando se usa uma pesquisa e cadastro de motorista convencional, por outro lado, o motorista pode ter algum óbice que ‘passou batido’ e, como é de conhecimento de todo o mercado, nestes casos a seguradora pode recusar o pagamento da indenização na eventualidade de um sinistro, deixando o prejuízo no colo das transportadoras.
A transportadora gaúcha Reiter Log, que atua com cargas nos segmento alimentício, varejo, cosméticos, e-commerce e agronegócio, entre outros, está apostando na diversificação de seus equipamentos visando um transporte mais sustentável.
A empresa investirá mais de R$ 100 milhões em 124 caminhões da Scania, modelo R 410, com configuração 4×2, 6×2 e 6×4, movidos a gás natural. As primeiras unidades deverão ser entregues no último trimestre.
A empresa deve utilizar biogás fornecido pelo mercado, mas não descarta produzir seu próprio combustível – no caso o biometano – a partir de rejeitos orgânicos. Os novos caminhões serão usados nas regiões Sul e Sudeste, para médias e longas distâncias, e também pela malha de abastecimento do gás nestes trechos.
Economia
Os fabricantes de caminhões buscam constantemente melhorar a eficiência energética de seus modelos, buscando motores mais econômicos e também sair do diesel como combustível, o que tem levado à investimentos em formas alternativas como a eletricidade, o hidrogênio (que é, indiretamente, um tipo de motor elétrico) e o gás.
Por enquanto, os custos dos modelos a gás são bem maiores do que os seus equivalentes a diesel equivalentes, algo como um preço 30% superior. Por outro lado, a redução de custo por quilômetro rodado varia de 12% a 15% a menos, além das emissões de CO2 serem até 15% menores.
Porém, se mais e mais empresas apostarem nessa nova modalidade de combustível, o custo final dos caminhões pode cair. É importante lembrar que, para alguns clientes e mercados, a redução das emissões de carbono e a sustentabilidade são importantes diferenciais na hora de se escolher uma transportadora.
O número de infrações pelo não cumprimento da lei do descanso saltou de 5.775 em 2018 para 21.499 em 2020, o que equivale a um aumento de 272% nos três últimos anos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Todos sabem que o Controle da Jornada do Motorista é um dos maiores desafios para as áreas de gestão em logística e no transporte rodoviário de carga, uma vez que o segmento é carente de ferramentas que consigam solucionar o problema e trazer um controle mais efetivo do que caminhoneiros e motoristas fazem em campo, nas estradas.
É que, embora existam fatores como a segurança pessoal dos motoristas e das cargas, nem todos respeitam à risca as pausas estabelecidas pela Lei 13.103/2015, conhecida como Lei do Descanso.
Detalhamento
A Lei do Descanso estipula pausas bem claras, como paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ininterruptas ao volante. Além disso, o motorista profissional deve observar pausa de uma hora durante essa jornada para refeições. Outra regra é que o condutor faça um intervalo diário de 11 horas entre uma viagem e outra.
E é complicado assegurar o cumprimento de tudo, como o limite de duas horas extras/dia, ou até de 4 horas, se houver acordo coletivo, além de um horário fixo de início e término da jornada numa atividade como o transporte, que acontece nas 24 horas do dia.
E a jornada não pode ter mais de 5 horas e 30 minutos seguidas, com descanso obrigatório de no mínimo 30 minutos e descanso de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas com pelo menos 8 horas ininterruptas.
Com tanto detalhe, não é de admirar que aconteçam autuações.
Em 2012, a média foi de 2,2 mil registros por mês. Em 2018, houve 5.775 registros de infrações. Já em 2019 foram 20.444. Ou seja, uma alta de 254%. Já em 2020 foram 21.499 infrações. Portanto, a alta em comparação com 2018 foi de 272,3%. Em 2021, os números continuam subindo. Até maio, a PRF registrou 11.366 infrações. Assim, a média foi de 2.273 registros. Ou seja, se o ritmo for mantido, a soma dos 12 meses do ano pode passar de 27.200 registros.
Lembrando que os infratores pagam multa de R$ 130,16 e o motorista autuado leva quatro pontos na CNH e o veículo pode ficar retido até que o tempo de descanso previsto seja cumprido.
Assim, quem mais sofre são os caminhoneiros autônomos. Ou seja, como o preço do frete não acompanha a alta de custos do transporte, muitos acabam descumprindo a lei para entregar cargas em prazos menores.
Importância do descanso vai muito além da lei
Embora todos os motoristas do segmento saibam das exigências da lei, nem todos cumprem o que é observado, em especial o autônomo, que controla sua própria carga horária.
A importância do descanso, vai, portanto, muito além da lei, pois pode assegurar a integridade física do motorista, por conta do desgaste físico natural, e sua saúde, além da segurança da própria carga transportada.
Não por acaso, problemas como obesidade, hipertensão e diabetes podem ter em suas causas, além de outros hábitos como a má alimentação, impactos na saúde dos motoristas
Atualmente, o caminhoneiro autônomo roda, em média, 8,5 mil quilômetros por mês. Portanto, trabalha, em média, 11,5 horas por dia de cinco a sete dias por semana. De acordo com o estudo Perfil do Caminhoneiro, feito pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) em 2019.
Baixe agora mesmo nosso ebook e fique por dentro de todas as novidades do CIOT para todos.
Inscreva-se
Insira seu e-mail abaixo para receber todas as novidades do nosso blog direto no seu email!
Conheça o Score
O sistema de Pesquisa e Cadastro de Motorista mais avançado do mercado.
Este website utiliza cookies que nos permitem melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegação você está aceitando o uso de cookies. Leia maisAceitar
Política de Privacidade
Política de Privacidade
A GUEP preza pela privacidade dos seus clientes, parceiros e demais públicos de interesse que interagem conosco e estabelece, neste documento, a presente Política de Privacidade e Proteção de Dados, norteada pelos princípios legais previstos na Constituição Federal e na Lei n.º 12.965/14 , para dar conhecimento às regras gerais de privacidade e tratamento dos dados pessoais que recolhe e trata no estrito respeito e cumprimento daqueles normativos.
Por meio deste documento, a GUEP assume o compromisso de adotar as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais, bem como de adotar medidas capazes de proteger os dados que são disponibilizados por todos aqueles que se relacionam conosco.
Leia atentamente esta Política de Privacidade pois, ao acessar qualquer um dos sites sob o controle da GUEP SOLUÇÕES CORPORATIVAS S/A. Ao nos disponibilizar seus dados pessoais fica implícito o conhecimento e aceitação das condições aqui presentes. Assim, você autoriza o recolhimento, uso e divulgação dos mesmos de acordo com as regras aqui definidas.
A GUEP reserva-se o direito de, a qualquer tempo, e sem prévio aviso, proceder a ajustes e alterações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações devidamente publicadas nos websites da GUEP.
Quando e como coletamos suas informações?
Os sites da GUEP, incluindo este domínio, www.guep.com.br, coletam informações sobre os usuários de duas maneiras: durante a navegação pelos sites (por exemplo, para saber quantas pessoas entraram em nossas páginas, quais são as páginas mais visitadas e quanto tempo foi gasto em cada uma) e por meio de cadastro preenchido pelo próprio usuário, como quando ele se cadastra para saber mais sobre nossos produtos e serviços, para receber atualizações publicadas em nosso Blog.
Empregamos essas informações para aprimorar constantemente a experiência de nossos usuários ao gerar e publicar conteúdo de relevância em nosso site, bem como veicular informações sobre produtos e serviços que sejam de interesse desses usuários.
Asseguramos que não fornecemos sob nenhuma hipótese suas informações pessoais para terceiros sem a sua autorização e não divulgamos informações que possam identificar os usuários.
Você pode se cadastrar a qualquer momento para receber atualizações de nossos conteúdos, pelo qual proporcionaremos a você uma experiência mais personalizada e de acordo com seus interesses, se inscrevendo em nosso blog, por exemplo. Por meio dessa inscrição você explicitamente nos autoriza a usar estes dados pessoais de forma que possamos lhe mandar mensagens com atualizações no conteúdo de nosso blog, newsletters, ebooks, convites para eventos, Webinars, lançamentos e atualizações de produtos GUEP, entre outros.
Estes dados ficam armazenados em ambiente seguro, protegido por senhas pessoais e intransferíveis, e apenas os profissionais da área de marketing da GUEP têm acesso a estas informações somente para a execução das atividades aqui descritas.
Caso opte por parar de receber estes e-mails, poderá se descadastrar a qualquer momento utilizando o link de descadastro presente ao final de todos os e-mails enviados pela GUEP.
Obs: Essas regras sobre privacidade se aplicam apenas aos sites administrados pela GUEP. Elas não valem para os sites de terceiros que indicamos por meio de links presentes em nossos conteúdos. Você deve se informar sobre a política de cada um destes sites antes de fornecer qualquer tipo de informação.
A GUEP coleta informações pessoais das seguintes formas:
● Ao fornecer serviços aos nossos clientes, o que inclui o acesso de serviços e softwares na nuvem; ao prestar serviços de consultoria e implementação de soluções tecnológicas desenvolvidas pela GUEP ou parceiros;
● Quando você se registra preenchendo os formulários disponíveis em nossos websites, soluções ou aplicativos;
● Quando você comparece a um evento organizado pela GUEP ou com a nossa participação, como feiras de mercado, convenções, workshops, treinamentos e outros. Você poderá fornecer essas informações diretamente ou elas poderão ser fornecidas à GUEP pela organizadora do evento ou workshop;
● Quando você interage com nossos canais nas mídias sociais;
● Quando você se candidata a trabalhar na GUEP, sendo que, nesses casos, você poderá fornecer essas informações diretamente (por meio de um portal de recrutamento on-line, site de carreiras ou por correspondência);
● Por indicação de parceiros comerciais ou fontes públicas.
Que informações coletamos?
Em nosso site, as informações que coletamos dos usuários incluem informações pessoais como seu nome, endereço de e-mail, endereço de correspondência, telefone e celular, data de nascimento, cargo, área de atuação e empresa em que trabalha para que possamos prover aos nossos usuários uma experiência personalizada no acesso aos conteúdos publicados pela GUEP.
Ao fornecer essas informações você automaticamente nos dá autorização explícita para que possamos fazer contatos comerciais com você, oferecendo-lhe convites para eventos, demonstrações de produtos, Webinars e ofertas de produtos ou serviços GUEP ou de parceiros GUEP, entre outros.
Mídias Sociais
Você poderá interagir com a GUEP por meio de nossos canais em redes de mídias sociais ou recursos como plug-ins ou aplicativos que atuam de forma integrada a estas redes de mídias sociais.
Ao interagir com nossos canais de mídias sociais, plug-ins ou outros aplicativos, essas informações poderão tornar-se públicas na internet, dependendo de suas configurações pessoais de privacidade. Você deve e pode controlar quaisquer informações que compartilha por meio das configurações de privacidade disponíveis nestas plataformas de de mídias sociais. Para ajustar suas configurações de privacidade nessas plataformas, busque saber como estes serviços de mídias sociais processam suas informações pessoalmente identificáveis. A GUEP não se responsabiliza pelo uso de seus dados nessas circunstâncias. Consulte as respectivas páginas, guias e manuais de ajuda sobre privacidade e termos de uso.
Por quanto tempo retemos suas informações pessoais?
Nós podemos reter suas informações pessoais por um período de tempo que está ligado à finalidade para a qual elas foram obtidas e sua natureza, conforme descrito no item ‘Quando e como coletamos suas informações?’. Estas informações podem ficar armazenadas por tempo indeterminado a fim de se obter um registro fiel da prestação de serviços ou histórico de uso de produtos GUEP, em caso de quaisquer reclamações ou contestações, ou até que você nos solicite que não possamos mais usar estas informações, podendo o cliente a qualquer termo e prazo, comunicar à GUEP o seu desejo de não mais receber as informações, atualizações e conteúdos disponibilizados pela empresa.
Por exemplo: ao pedir para se descadastrar de uma lista de envio de notícias por email, ou atualizações do Blog da GUEP.
Ainda, a GUEP retém todos os dados fornecidos, inclusive os Dados Pessoais, enquanto o cadastro do Usuário estiver ativo e conforme seja necessário para consecução de seus serviços.
Por fim, a GUEP poderá vir a manter seus Dados Pessoais após receber seu pedido de exclusão caso seja necessário para cumprimento de obrigações legais, resolver disputas, manter a segurança, evitar fraudes e abuso e garantir o cumprimento de contratos.
IMPORTANTE: Nos termos legais, a GUEP pode ser obrigada a fornecer os dados pessoais de usuários às autoridades governamentais ou judiciais brasileiras(i) se formos obrigados a fazê-lo por lei, processo judicial, estatuto, regra, regulamentação ou norma profissional, ou a responder a uma intimação, mandado de busca ou outra solicitação legal, (ii) em resposta a autoridades policiais ou outras solicitações oficiais do governo, (iii) com relação a uma investigação de atividade ilícita suspeita ou efetiva.
Que medidas de segurança a GUEP adota para proteger as informações?
A GUEP adota normas e medidas de segurança físicas, lógicas e administrativas para proteger suas informações pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado ou destruição, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Por exemplo, o acesso às suas informações pessoais são protegidos contra acesso ou uso não autorizados usando tecnologias e procedimentos de segurança, como criptografia e acesso limitado. Apenas os indivíduos autorizados acessam suas informações pessoais e apenas para as finalidades aqui descritas, tendo recebido treinamento e orientação específicos sobre as medidas e compromissos aqui assumidos a fim de proteger suas informações pessoais e estes acessos se dão em plataformas de acesso controlado por senhas de acesso pessoais e intransferíveis e todas as atividades têm seus logs (registros) de acesso armazenados para fins de análise posterior, se necessário.
Uso de dados pessoais
A GUEP, em suas atividades, pode coletar e tratar dados pessoais de forma a poder prover produtos e serviços em linha com sua atuação comercial, usando informações pessoais para analisar e melhorar a forma como fornece esses serviços, para entrar em contato com representantes de seus clientes ou clientes em potencial para oferecer esses produtos e serviços.
Em geral, os dados pessoais recolhidos destinam-se à administração da relação comercial com clientes, parceiros e prospects (clientes potenciais) e demais públicos de interesse visando a divulgação de conteúdos de interesse destes públicos, o fornecimento de produtos e serviços providos pela GUEP, a adaptação dos serviços às necessidades e interesses do Cliente, a ações de informação, marketing, entre outras finalidades.
A GUEP assume diretamente a coleta e tratamento dos dados pessoais e é a sua equipe própria que planeja e executa as atividades aqui descritas.
Os dados são recolhidos por telefone, por escrito ou através de formulários em nosso site, mediante o consentimento do usuário. Por regra, os dados pessoais são recolhidos quando o usuário solicita a inclusão numa das listas de distribuição de conteúdo da GUEP, quando contrata um dos produtos ou serviços prestados pela GUEP e, nesse contexto, os dados pessoais são de fornecimento obrigatório.
Nos termos da Lei de Proteção de Dados Pessoais, é garantido ao titular dos dados, o direito do plano de acesso, atualização, retificação ou eliminação dos seus dados pessoais, a todo o tempo, bem como o direito de oposição à utilização dos dados facultados para fins de marketing, devendo para tal enviar pedido escrito dirigido à GUEP SOLUÇÕES CORPORATIVAS S/A, com sede na Rua Andrade Neves, n.º 268, na cidade de Santo André, estado de São Paulo, SP, 09175-360, descrevendo o respectivo pedido.
A GUEP, no âmbito da sua atividade, poderá recorrer a subcontratados para a prestação de determinados serviços, podendo essa prestação implicar no acesso, por estas entidades, a dados pessoais que lhe foram confiados. Sempre que tal situação ocorre, a GUEP toma precauções adequadas, de forma a assegurar que as entidades subcontratadas, que tenham acesso aos dados, tenham plenas condições e oferecem garantias de obedecer a todas as regras e compromissos aqui previstas, inclusive com cláusulas contratuais específicas para este fim.
Utilização de Cookies
A GUEP utiliza “cookies” em seu site. Um “cookie” é um arquivo que é guardado no computador de cada usuário ao acessar determinadas páginas da Internet, permitindo armazenar e recuperar informação sobre os hábitos de navegação de um usuário de um equipamento para prover uma experiência mais personalizada de acesso a conteúdo, permitindo notificar páginas já visitadas e para o reconhecimento deste usuário.
O uso de “cookies” é uma prática normal entre os websites da Internet, sendo que por meio da maioria dos navegadores o utilizador pode permitir, bloquear ou eliminar os “cookies” instalados no seu equipamento, mediante a configuração das opções. Caso os bloqueie, é possível que certos serviços que os usam não funcionem adequadamente ou ainda que não estejam disponíveis para utilização (a parametrização de cada navegador é diferente e por isso você deverá ler as instruções do seu navegador para mais informações sobre a operação e controle dos cookies). No entanto, se selecionar essa configuração, poderá não ser possível acessar determinados conteúdos do site ou sites da GUEP.
Os “cookies” podem ser de sessão (sendo apagados quando o usuário deixa o site que as gerou) ou permanentes (permanecendo no seu equipamento até uma determinada data).
A GUEP utiliza os seguintes “cookies” de sessão:
1. Cookies estritamente necessários são imprescindíveis para o habitual funcionamento do website (a sua desativação impede o funcionamento de alguns serviços) sendo armazenados e válidos apenas durante a sessão ativa e não registrando de forma permanente quaisquer informações.
2. Cookies analíticos e de desempenho, tratados pela GUEP, permitem quantificar o número de visitantes no website e realizar a medição e análise estatística do site a fim de melhorar o fornecimento de conteúdos, produtos ou serviços:
• __atuvc e __utma da plataforma do Google Analytics: são utilizados para registrar o tráfego no site. A informação é recolhida de forma anônima.
3. Cookies de publicidade, tratados pela GUEP em campanhas de marketing:
• double click_Id que permite um melhor reporting estatístico de campanhas online com destino ao site.
4. Cookies de compartilhamento de conteúdos pelas redes sociais, tratados pela GUEP ou ferramentas digitais de terceiros que permitem compartilhar conteúdos ou páginas do site através de plataformas de redes sociais:
• Addthis_Uid que regista a partilha de conteúdos via redes sociais (Facebook, Linkedin,…)
5. Os “cookies” utilizados pela GUEP no Brasil respeitam o anonimato e não serão usados para recolher qualquer informação de caráter pessoal.
6. As informações armazenadas nos “cookies” aqui mencionadas são usadas exclusivamente pela GUEP, com exceção do Google Analytics, que é usado e mantido pelo Google para fins estatísticos e de análise de pesquisas.
Bases legais para processamento
A GUEP apenas trata Dados Pessoais em situações em que está autorizada legalmente ou mediante seu expresso e inequívoco consentimento do Usuário.
Conforme descrito na presente Política, a GUEP tem bases legais para coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair dados sobre o Usuário.
As bases legais incluem seu consentimento (colhido de forma expressa e inequívoca no Termo de Consentimento), contratos e procedimentos preliminares contratuais (em que o processamento é necessário para firmar o contrato com o Usuário) e interesses legítimos, desde que tal processamento não viole seus direitos e liberdades.
Tais interesses incluem proteger o Usuário e a GUEP de ameaças, cumprir a legislação aplicável, o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, habilitar a realização ou administração dos negócios, incluindo controle de qualidade, relatórios e serviços oferecidos, gerenciar transações empresariais, entender e melhorar os negócios e relacionamentos com os clientes e permitir que os usuários encontrem oportunidades econômicas.
O Usuário tem o direito de negar ou retirar o consentimento fornecido à GUEP, quando esta for a base legal para tratamento dos dados pessoais, podendo a GUEP encerrar a consecução de seus serviços para este usuário na hipótese de ocorrência de tal solicitação.
Caso tenha dúvidas sobre as bases legais para coleta, tratamento e armazenamento de seus dados pessoais, entre em contato com a GUEP e seu Data Protection Officer por meio do e-mail dpo@guep.com.br.
Direito de acessar e controlar seus dados pessoais
A GUEP oferece ao Usuário diversas opções do que fazer com seus Dados Pessoais coletados, tratados e armazenados, incluindo sua exclusão e/ou correção. O Usuário pode:
I. Excluir dados: o Usuário pode solicitar a exclusão de alguns dos seus Dados Pessoais (por exemplo, se eles não são mais necessários para lhe fornecer os serviços).
II. Alterar ou corrigir dados: o Usuário pode editar ou solicitar a edição de alguns dos seus Dados Pessoais. O Usuário também pode solicitar atualizações, alterações ou correções de seus dados em determinados casos, principalmente se eles estiverem incorretos.
III. Colocar objeções, limites ou restrições ao uso de dados: o Usuário pode solicitar a interrupção do uso de todos ou alguns de seus Dados Pessoais (por exemplo, se não tivermos o direito de continuar a usá-los), ou limitar a nossa utilização de tais dados (por exemplo, se seus Dados Pessoais estiverem incorretos ou armazenados ilegalmente), destacando-se que a GUEP poderá tratar os Dados Pessoais de acordo com as bases legais e suas finalidades.
IV. O Usuário tem direito de acessar ou levar seus dados: o Usuário pode solicitar uma cópia dos seus Dados Pessoais e dos dados que o Usuário forneceu em um formato legível sob a forma impressa ou por meio eletrônico.
O Usuário pode fazer as solicitações listadas acima entrando em contato com o nosso Data Protection Officer por meio do e-mail dpo@guep.com.br e estes pedidos serão considerados de acordo com as leis aplicáveis.
Contato
O Usuário pode entrar em contato com o DPO no seguinte endereço físico: Av. Andrade Neves, n.º 268, na cidade de Santo André, estado de São Paulo, SP, 09175-360 ou através do e-mail dpo@guep.com.br aos cuidados de Rodnei Roberto Botosso.
Mediação e Foro de Eleição
Esta política está sujeita à Lei da República Federativa do Brasil e o Foro da Comarca de Indaiatuba/S.P. é o competente para dirimir qualquer controvérsia com relação à mesma.
Em caso de incidente com Dados Pessoais, a GUEP, desde já, se reserva a nomear a JUSPRO – Justiça Sem Processo Mediação e Conciliação S/S Ltda. de Santo André/S.P. ou da jurisdição da comarca mais próxima, como Câmara de Mediação apta a dirimir as questões envolvendo os Usuários titulares dos dados, nos termos do artigo 52, §7.º da Lei Geral de Proteção de Dados.
Atualizações desta Política
A GUEP poderá atualizar esta Política periodicamente. Quando a fizer, publicará a versão atual neste site e revisará a data da versão localizada na parte inferior desta página. A GUEP incentiva você a revisar periodicamente esta Política para que esteja ciente de todas as práticas de privacidade.
Esta Política foi atualizada pela última vez em 11 de agosto de 2020
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.