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Vale completa 100 milhões de toneladas movimentadas por caminhões autônomos na mina de Brucutu

Vale completa 100 milhões de toneladas movimentadas por caminhões autônomos na mina de Brucutu

Os caminhões autônomos fora de estrada, que circulam sem operador na cabine, completaram no mês de junho 100 milhões de toneladas de material movimentadas na mina de Brucutu, que produz minério de ferro em São Gonçalo do Rio Abaixo em Minas Gerais.

Desde o início do projeto, no ano de 2016, não houve acidentes causados pelos caminhões autônomos, as emissões de carbono sofreram redução devido ao menor consumo de combustível e a produtividade da mina aumentou.

Com capacidade para transportar 240 toneladas, os caminhões são controlados por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial, percorrendo a rota entre a frente de lavra e a área de descarga. Resultado de aproximadamente seis anos de testes, pesquisas e estudos, os veículos autônomos começaram a ser utilizados em 2016 em modo de teste.

Já em 2019, todos os 13 caminhões que circulam em Brucutu já utilizavam a nova tecnologia, fazendo dela a primeira mina do Brasil com operação 100% autônoma.

A quantidade de 100 milhões de toneladas transportadas nesse período equivale ao peso de 35 mil estádios do Maracanã. Os caminhões já percorreram 1,8 milhão de quilômetros, o que representa 46 voltas ao redor da Terra.

Nos últimos 5 anos, foi comprovado que o consumo de combustível dos caminhões autônomos é 11% menor que o dos tripulados, resultando em uma redução de 4.300 toneladas de CO2 por ano na atmosfera. A velocidade máxima dos caminhões, que era de 40 km/h, chegou a 60 km/h. A produtividade horária, medida pela quantidade de minério de ferro transportada por hora, teve aumento de 11% – cinco pontos percentuais a mais do que o esperado.

A operação autônoma favorece também a manutenção dos equipamentos. Os pneus, por exemplo, tiveram um acréscimo de 35% na sua vida útil – dez pontos percentuais a mais do que o esperado. Além de economia para a empresa, esse número gera menor descarte de resíduos, diminuindo o impacto ambiental.

Os operadores que antes ficavam na cabine receberam treinamento e foram realocados para outras funções, sendo uma delas a operação nas salas de controle – com ar condicionado, sem vibração e ruídos –, a quilômetros de distância da frente de lavra. Com isso, as situações de risco envolvendo os operadores dos caminhões, como tombamento e colisão, foram eliminadas.

“São muitos resultados e aprendizados para serem celebrados com o nível atual de maturidade da mina autônoma”, explica o gerente-executivo do Complexo de Brucutu e Água Limpa, Jefferson Corraide. “Certamente o avanço mais importante propiciado pela implantação é a redução da exposição de pessoas ao risco. A mina se tornou mais segura tanto pela tecnologia embarcada quanto pela disciplina exigida para tornar o processo sustentável e fluido. Os processos de otimização da operação autônoma vão além do caminhão e abrangem o complexo como um todo”.

O gerente de Operação e Infraestrutura de Brucutu, Kléber Gonçalves, explica que dentro da área de lavra veículos tripulados e autônomos estão em constante interação e, para que ela seja segura, todos os veículos são adaptados. Isso permite aos caminhões autônomos traçar suas rotas e, de forma preventiva, reduzir a velocidade ou até mesmo interromper seu percurso, evitando acidentes.

“Os equipamentos também possuem sensores que mapeiam e identificam, de forma contínua, o relevo, objetos e pessoas, de modo que a tecnologia autônoma pode paralisar a operação de um ou mais caminhões em caso de mudanças que não estavam previstas no trajeto determinado pelo centro de controle”, afirma.

Fonte: tiinside

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CNT inicia a coleta de campo da pesquisa de rodovias 2021

CNT inicia a coleta de campo da pesquisa de rodovias 2021

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) iniciou recentemente o levantamento de campo da Pesquisa CNT de Rodovias 2021. Por cerca de 30 dias, 21 equipes percorrerão as cinco regiões do país para colher informações que servirão para retratar a situação da malha rodoviária do Brasil.

A estimativa é de que sejam avaliados aproximadamente 110 mil quilômetros da malha rodoviária pavimentada brasileira, abrangendo 100% das rodovias federais e as principais rodovias estaduais.

O objetivo é gerir a qualidade da infraestrutura rodoviária, como também reconhecer a ocorrência de pontos críticos que atrapalham o fluxo do transporte de cargas e passageiros nas rodovias.

O resultado fará parte da maior série histórica de informações rodoviárias do Brasil, coletada pela CNT desde o ano de 1995.

O amplo leque de informações leva conhecimento para as empresas do transporte da situação das rodovias brasileiras. Serve também para custear estudos e políticas setoriais de transporte, além de projetos privados, programas governamentais e atividades de ensino e pesquisas que possam resultar em ações que promovam o desenvolvimento do setor transportador no país.

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ANTT realiza nova prorrogação da validade dos certificados do RNTRC

ANTT realiza nova prorrogação da validade dos certificados do RNTRC

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prorrogou os Certificados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (CRNTRC), nos termos da Portaria Suroc nº 447, de 4 de dezembro de 2020.

Todos os certificados valem até 31 de dezembro de 2021.

O objetivo foi garantir a validade de todos os certificados até a conclusão dos trâmites inerentes à Audiência Pública nº 8/2020, uma vez que um dos principais pontos discutidos no processo de participação e controle social é o fim da validade do RNTRC.

Dessa forma, todos os CRNTRC que venceriam até o dia 30 de dezembro de 2021 foram prorrogados até o dia 31 de dezembro de 2021.

Fonte: ANTT

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Sest Senat lança três novos cursos no formato EAD

Sest Senat lança três novos cursos no formato EAD

Boa notícia para os profissionais da área de transporte!Três novos cursos estão disponíveis na plataforma EaD do SEST SENAT. Os cursos foram desenvolvidos para possibilitar aos transportadores novas oportunidades de alinhar suas condutas a um padrão cada vez maior de segurança, excelência e responsabilidade.

Os cursos são:

  • Veículos Elétricos no Setor de Transporte de Cargas e Passageiros;
  • Desconstruindo o Racismo no Transporte;
  • Segurança Sanitária no Transporte Rodoviário.

Os três cursos têm 11 horas/aula e são ofertados por meio de material didático para download, além de atividades de fixação e leitura complementar.

O curso “Desconstruindo o Racismo no Transporte” é gratuito para todo mundo. O conteúdo mostra como o racismo tem se manifestado no Brasil das mais diferentes formas e como é possível desconstrui-lo no setor transportador. Os alunos vão aprender sobre as origens e os conceitos fundamentais do racismo, as leis e as políticas antirracistas, e sobre as ações para o respeito à diversidade no transporte. Clique aqui para saber mais e se matricular.

O conteúdo do curso “Segurança Sanitária no Transporte Rodoviário” – também gratuito – fala sobre o que é segurança sanitária, a sua influência no setor do transporte de passageiros e de cargas e os cuidados necessários diante dos novos desafios causados pelo coronavírus. Clique aqui para saber mais e se matricular.

No curso “Veículos Elétricos no Setor de Transporte de Cargas e Passageiros”, os alunos vão aprender desde o que são veículos elétricos, a aplicação da tecnologia veicular elétrica no Brasil, sobre a gestão das empresas transportadoras e boas práticas na manutenção de veículos elétricos. Esse último curso é gratuito apenas para contribuintes do SEST SENAT. Para a comunidade em geral, o valor é de R$ 48. Clique aqui para saber mais e se matricular.

EAD SEST SENAT

O SEST SENAT é referência em qualificação especializada para o transporte e a excelência do ensino também está presente na modalidade de educação a distância. A plataforma de EaD conta com mais de 200 opções de cursos em nove áreas do conhecimento para você desenvolver suas habilidades e se preparar ainda mais para o mercado de trabalho.

Todos os cursos são certificados para comprovar a realização e o êxito do aluno.

Os certificados são emitidos com um código de validação que garante a autenticidade e a validade do documento e podem ser aceitos por universidades e faculdades para o cumprimento de horas complementares e em órgãos públicos, por exemplo, para progressão de carreira. Verifique junto à instituição onde você estuda ou ao órgão onde você trabalha.

Fonte: Sest Senat

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Nova fase da campanha da CNT de valorização do setor de transporte começa

Nova fase da campanha da CNT de valorização do setor de transporte começa

Começa a segunda fase da campanha “O Transporte Move o Brasil”, iniciativa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), com o apoio de entidades do setor de transporte de todo o Brasil. O objetivo dessa etapa é o estímulo à integração dos modais de transporte como forma de elevar competitividade econômica do país, que se viu fragilizada devido a todos os acontecimentos.

A maioria das ações está prevista para acontecer em plataformas digitais. A mesma busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade de o Brasil dispor de um transporte eficiente que utilize ao máximo o potencial e a vocação de cada modo (aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário), de forma integrada.

“A integração entre modais é essencial para todos os tipos de produtos, a fim de beneficiar produtores e consumidores. É decisiva para um país que precisa se movimentar em direção ao futuro”, afirma Vander Costa, o presidente da CNT.

A campanha mostra, por exemplo, que produtos de baixo valor agregado, como as commodities, dependem de um deslocamento eficiente para que sejam competitivos. Só para ter ideia, o custo do frete da forma como ocorre hoje, entre a área de produção e o porto, pode representar cerca de 50% do valor recebido pela tonelada de milho e mais de 20% do valor da soja.

Todo o material (peças para redes sociais e vídeos) já está disponível para acesso e download na página otransportemoveobrasil.cnt.org.br. As peças poderão ser customizadas com a inclusão de marcas das entidades e empresas que queiram aderir à campanha.

No hotsite da campanha, também é possível entender a logística multimodal na cadeia de produção de determinados produtos; acessar pesquisas e estudos desenvolvidos pela CNT para entender mais sobre a importância da integração multimodal; e conhecer alguns dos temas e projetos que tramitam no Congresso Nacional para os quais a instituição tem atuado.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

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Mais de 400 mil trabalhadores do transporte foram vacinados contra Covid-19

Mais de 400 mil trabalhadores do transporte foram vacinados contra Covid-19

Até o dia 14/6 (segunda-feira), foram imunizados 462.964 trabalhadores do transporte com a 1ª dose da vacina contra o novo coronavírus em todo o país. Outros 1.787 receberam as duas doses. Os estados que mais vacinaram esse público são São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo informações do Ministério da Saúde.

De acordo com o levantamento da Agência CNT Transporte atual, 17 dos 26 Estados, além do Distrito Federal, começaram a imunizar essa parcela da população. Faltam ainda Amapá, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Pertencem ao grupo os caminhoneiros, portuários — incluindo trabalhadores da área administrativa —, empregados das companhias aéreas nacionais, empregados de empresas metroferroviárias de passageiros, de cargas e de navegação, além de motoristas e cobradores de ônibus, tanto de transporte coletivo quanto de longo curso.

Em janeiro deste ano, o governo federal incluiu, a pedido da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), segmentos dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19, recordou agência da própria CNT em informe.

“Além das unidades de saúde e drive thrus que estão aplicando a vacina, algumas unidades do SEST SENAT também estão servindo como ponto de vacinação”, informa a CNT.

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