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Volume de serviços do transporte registra crescimento no início de 2021

Volume de serviços do transporte registra crescimento no início de 2021

O setor do transporte registrou crescimento em termos de volume de serviços nos dois primeiros meses deste ano de 2021.

A constatação está descrita no Radar do Transporte, divulgado recentemente pela CNT. O informe mostra que o volume de serviços do setor em fevereiro de 2021 foi 8,7% maior que dezembro de 2020. Trata-se do maior crescimento dentre as atividades contabilizadas na área.

No agregado, o setor de serviços, em fevereiro de 2021, foi 3,8% maior que em dezembro de 2020. As informações foram analisadas pela CNT a partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana.

Os dados da pesquisa mostram que os serviços de armazenagem e auxiliares aos transportes, além de correios foram os que se mostraram menos impactados pela pandemia, com aumento de 13,2% em fevereiro de 2021 em relação à referência do mesmo mês em 2020.

De acordo com o IBGE, essas atividades se sobressaíram, especialmente com as empresas que prestam serviços de logística, com a entrega de produtos comprados pela internet.

Por outro lado, o volume do serviço de transporte aéreo mostrou queda entre janeiro e fevereiro deste ano. Com isso, em fevereiro deste ano, a atividade no segmento esteve 30,9% abaixo da referência do mesmo mês em 2020, evidenciando que os efeitos da crise sanitária têm sido mais persistentes para esse modal.

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Fonte: Portal NTC & Logística

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Movimentação nos portos nacionais cresce 9,7% no primeiro bimestre

Movimentação nos portos nacionais cresce 9,7% no primeiro bimestre

O setor portuário nacional movimentou 174,3 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2021, crescimento de 9,7% em comparação com igual período do ano passado. Os números referem-se a portos organizados e terminais autorizados e arrendados.

Nos dois primeiros meses do ano, os terminais privados movimentaram 119,5 milhões de toneladas, um crescimento de 11,8% em relação ao primeiro bimestre de 2020. Já os portos organizados movimentaram 54,8 milhões de toneladas, aumento de 5,2%.

O MA (Terminal Marítimo de Ponta da Madeira) foi a instalação que mais movimentou carga no primeiro bimestre deste ano: 28,4 milhões de toneladas, um crescimento de 3,4% em comparação com os dois primeiros meses do ano passado.

Depois apareceram o Porto de Santos (SP), com 15,6 milhões de toneladas e crescimento de 6,6%, e o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 11 milhões de toneladas e aumento de 7,0%.

Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

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Profissionais do transporte fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a gripe

Profissionais do transporte fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a gripe

O Ministério da Saúde, atendendo a um pedido da CNT (Confederação Nacional do Transporte) incluiu caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários na campanha nacional de imunização contra o vírus da influenza, causador da gripe.

Esses profissionais estão na terceira etapa da campanha, que será realizada entre os dias 9 de junho e 9 de julho.

A CNT atuou, junto ao Ministério da Saúde, para a inclusão de todos os profissionais do transporte, de todos os modais:

  • Rodoviário;
  • Ferroviário;
  • Aéreo;
  • Navegação;
  • Portuário.

O objetivo da CNT, ao solicitar a inclusão dos profissionais do transporte no grupo prioritário, é proteger a população contra as formas mais graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão dessa doença respiratória, uma vez que esses profissionais são fundamentais para o funcionamento do nosso país.

Confira abaixo os requisitos para a vacinação dos profissionais.

Caminhoneiros

Quem tem direito: Motorista de transporte rodoviário de cargas, definido no art. 1º, II, da lei n.º 13.103, de 2 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motoristas.
Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro).

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso

Quem tem direito: Motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.
Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista e cobrador profissional do transporte de passageiros.

Trabalhadores portuários

Quem tem direito: Qualquer trabalhador portuário, incluindo os empregados da área administrativa.
Comprovação: documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário.

E quanto a vacina da Covid-19?

Em negociações anteriores, a CNT já havia conseguido a inclusão de segmentos dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

Nesse caso, estão no grupo prioritário os caminhoneiros; portuários, incluindo os trabalhadores da área administrativa; empregados das companhias aéreas nacionais (aeronautas e aeroviários); empregados de empresas metroferroviárias de passageiros e de cargas; empregados de empresas brasileiras de navegação; e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, incluídos os motoristas de longo curso.

A CNT aguarda agora a definição do cronograma de vacinação desse público pelo Ministério da Saúde.

Fonte: CNT

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Ministério da Infraestrutura assina acordo com setor produtivo para desenvolver o DT-e

Ministério da Infraestrutura assina acordo com setor produtivo para desenvolver o DT-e

Criado com o objetivo de reduzir a burocracia e diminuir os custos para o setor produtivo, reunindo em formato único informações necessárias para fiscalização, o DT-e, Documento Eletrônico de Transporte, não evoluiu por conta de diversos desafios e entraves que emperraram seu desenvolvimento.

Agora, um novo acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Infraestrutura e entidades representativas da indústria, produtores de alimentos e de cargas prevê o retomar o desenvolvimento do projeto do Documento Eletrônico de Transporte.

Representantes dos setores envolvidos vão elaborar estudos técnicos para subsidiar a modelagem do melhor formato do documento. A criação do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) faz parte da agenda de Transformação Digital do MInfra, que prevê transformar em 100% digital os serviços oferecidos pela pasta.

“Esse acordo representa um importante passo dentro de nossa agenda de Transformação Digital, onde juntamente com o setor produtivo, iremos construir um produto que irá facilitar a vida de quem está na estrada, reduzindo paradas nos postos de fiscalização e custos operacionais”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Unificação

Este documento terá, em formato único, informações de identificação, caracterização, monitoramento e fiscalização da operação de transporte em território nacional, com unificação de informações cadastrais, comerciais, logísticas, sanitárias, ambientais, financeiras e demais informações decorrentes de exigências e obrigações acessórias regulamentadas pelo Poder Público.

Assinaram o acordo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra) e a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut).

Você pode conferir aqui no Blog da Guep o que já escrevemos sobre o DT-e.

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Transporte rodoviário de carga já entregou mais de 5 milhões de vacinas de Covid

Transporte rodoviário de carga já entregou mais de 5 milhões de vacinas de Covid

No final do mês de março, no dia 29, o setor de TRC deu início ao transporte gratuito de 5 milhões de doses da vacina do Butantan contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. O transporte está sendo feito pela West Cargo no Instituto Butantan.

Até o momento, 32,8 milhões de doses da vacina do Butantan foram entregues gratuitamente ao PNI (Plano Nacional de Imunização), em uma operação que começou no dia 17 de janeiro de 2021.

“Neste momento tão difícil que o mundo passa e que temos a complexa qualificação técnica para o transporte de medicamentos, nos sentimos muito honrados em poder oferecer o transporte gratuito das vacinas”, disse Helio J. Rosolen, presidente da West Cargo, que também acompanhou o despacho dos lotes dos imunizantes ao lado do Governador de São Paulo, João Dória.

De acordo com o Governador do Estado de São Paulo, estão previstos, até o dia 30 de abril de 2021, a entrega de mais 46 milhões de doses da vacina do Butantan e, depois, mais 50 milhões até o dia 30 de agosto deste ano, totalizando em quase 100 milhões de doses.

A ação também conta com o apoio institucional do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região. “Para nós do SETCESP, que sempre fomos parceiros dos governos municipais, estaduais e federal, é um prazer estarmos nesta operação por meio de nossos associados. Hoje vamos levar esperança e saúde para o povo brasileiro, para que possamos começar a retomar a economia”, concluiu Adriano Depentor, vice-presidente de governança do SETCESP, que também esteve no Instituto Butantan.

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Mercedes faz parceria com startup brasileira de drones Speedbird Aero

Mercedes faz parceria com startup brasileira de drones Speedbird Aero

Você já viu aqui, no Blog da Guep, que a Mercedes Benz já apresentou protótipos de vans que atuam em conjunto com drones, tudo para agilizar a entrega de itens e ganhar agilidade em logística. A novidade é que a fabricante firmou uma parceria com a startup brasileira de drones Speedbird Aero, que você também conheceu na mesma matéria, no Blog da Guep, quando a ANAC autorizou os primeiros testes de entregas da empresa (veja mais aqui)

A startup brasileira fechou uma parceria com a montadora alemã para o desenvolvimento de um furgão que funcionará como um ‘porta-aviões’ de drones. A ideia é que os testes envolvam o transporte de exames e vacinas com a empresa de exames laboratoriais Hermes Pardini.

O uso de uma estrutura ‘híbrida’ de veículos associados a drones visa atender diversas como entregas em locais de difícil acesso, áreas remotas e em situações de emergência.

Nos testes feitos até aqui, a Speedbird tem usado o DLV1, que está sendo usado em testes de entregas com o iFood. O drone pesa 9 kg e pode transportar até 2,5 km e chegar a uma altura máxima de 120 metros. O próximo modelo a entrar em processo de certificação é o DLV2, que transporta até 5 kg de carga e tem capacidade para voar até 10 km.

“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. A Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Juntos revolucionaremos a forma como são feitas as entregas no país. Hoje, temos drones com capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia que vai de 2.5 até mais de 100 quilômetros. Futuramente, com certeza, novas opções serão disponibilizadas”, ressalta Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero.

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