por Alex Barbosa | maio 20, 2021 | Embarcador, Logística, Notícias, Transportadora
É esperança de todos os empresários, autônomos e profissionais envolvidos no mercado de transporte que o setor de cargas rodoviárias tenha seu retorno triunfal ainda neste ano.
Bom, algumas companhias do setor divulgaram alguns dados, dentre tais, informaram que 43% das companhias creem que o mercado pode retornar as melhorias habituais ainda no segundo semestre deste ano de 2021, sendo que 14% acreditam em uma retomada no primeiro semestre.
Já 21% das empresas entrevistadas, acreditam na probabilidade de melhoria somente em 2022. E outros 21% acreditam que o mercado poderá se recuperar apenas em alguns anos.
Segundo Lauro Valdívia, assessor técnico da NTC&Logística, a opinião otimista da maioria reflete expectativas de um recuo da pandemia diante da vacinação no país e de que o cenário que foi registrado a partir de meados do ano passado, quando o setor engatou recuperação após a primeira onda da doença, possa se repetir.
Conforme o levantamento da NTC&Logística, 63% das companhias reportaram queda no volume de carga transportado no mês passado, enquanto apenas 24% registraram aumento e 13% não observaram variação significativa.
Entre os que apuraram perdas, a queda média foi calculada em 24,2%. Já para os que tiveram ganhos no período, o aumento médio foi de 9,9%, informou a associação.
“Essa paralisação frustrou um pouco, mas as empresas ainda estão animadas com relação ao ano… Os empresários acreditam que com a vacinação, e mais o que aconteceu no ano passado, algo que ficou na memória, nós devamos ter um segundo semestre bom”, disse Valdívia.
O presidente da associação, Francisco Pelécio, acrescentou que, embora os números obtidos pela pesquisa estejam “longe do ideal”, reforçam o trabalho que o setor tem realizado. Ele também citou o avanço da vacinação como passo importante para que o segmento obtenha resultados positivos.
Lauro Valdívia destacou ainda que, assim como na primeira onda da Covid-19, os segmentos menos afetados durante o recrudescimento da doença foram os de químicos e alimentícios, que se enquadram em serviços essenciais.
No que diz respeito às cargas fracionadas, os impactos suaves também fizeram parte de sua realidade, por mais que ainda sofram com oscilações de certeza no âmbito de demanda de mercado por conta da vertigem que o mercado vem sofrendo economicamente.
A área de cargas fracionadas também registrou impactos mais brandos, mas ainda sofre com algumas incertezas no front da demanda em meio à turbulência econômica.
“A fracionada, que é uma carga mais geral que atende a todos os segmentos e e-commerce, também não foi muito afetada… Mas tem dias em que explode a quantidade de pedidos, mas chega no dia seguinte e não tem nada. Está oscilando demais o volume de carga”, disse.
Fonte: Portal INTC.
por Alex Barbosa | maio 12, 2021 | Logística, Notícias, Seguros, Transportadora
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 6 abril deste ano a versão dada pelo Senado ao projeto de lei 886 de 2021, que possibilita “pagamentos de tarifas de pedágio que guardem maior proporcionalidade com o trecho da via efetivamente utilizado”, segundo o projeto.
Ou seja, trata-se da possibilidade de pagar pela distância rodada na estrada.
Os apoiadores dizem que esse sistema elimina as situações em que se paga o mesmo para andar poucos quilômetros ou grandes distâncias em uma rodovia, dependendo de onde é ocorrida a cobrança.
Por outro lado, a proposta pode fazer com que paguem tarifa, pessoas que costumam rodar por trecho de rodovia concessionada, mas sem praça de pedágio no local.
O mesmo também permite a implementação das cobranças sem a existência das praças de pedágio. Isso é feito através de aparelhos eletrônicos instalados nos veículos. O projeto chama isso de “sistema de livre passagem”.
O texto estipula as regras também para pedágios que venham a ser instalados em vias urbanas.
Os condutores precisarão se adaptar à nova forma de identificação –o que deverá implicar em custos para os motoristas. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ficará responsável pela regulamentação, se a proposta entrar em vigor.
O prazo para o órgão regulamentar o sistema de livre passagem será de 180 dias a partir da entrada em vigor do texto.
O projeto foi aprovado por 276 votos a 90. Como a proposta já passou pelo Senado, irá a sanção. O relator na Casa foi o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ).
As medidas, porém, são aplicadas apenas para as rodovias concessionadas depois que o texto entrar em vigor.
Nos casos em que não for possível implantar esse sistema de livre passagem, o Contran deverá possibilitar um aditivo de contrato para conceder benefícios tarifários a usuários frequentes dos trechos pedagiados.
Isso seria bancado com descontos em tributos municipais sobre a receita obtida pela empresa com a exploração da rodovia.
O projeto também coloca no Código de Trânsito uma nova infração:
Art. 209-A. Evadir-se da cobrança pelo uso de rodovias e vias urbanas para não efetuar o seu pagamento, ou deixar de efetuá-lo na forma estabelecida:
Infração – grave;
Penalidade – multa.
Hoje há para punir apenas o furo de pedágio, o que pode não perder o objeto nos casos do sistema de livre passagem.
O projeto também estipula que as compensações pelo não pagamento de pedágio pagas às concessionárias não possam ser maiores que o total arrecadado com as multas motivadas pela nova infração tipificada.
Fonte: SETCESP
por Alex Barbosa | abr 21, 2021 | Embarcador, Logística, Notícias, Transportadora
O setor portuário nacional movimentou 174,3 milhões de toneladas no primeiro bimestre de 2021, crescimento de 9,7% em comparação com igual período do ano passado. Os números referem-se a portos organizados e terminais autorizados e arrendados.
Nos dois primeiros meses do ano, os terminais privados movimentaram 119,5 milhões de toneladas, um crescimento de 11,8% em relação ao primeiro bimestre de 2020. Já os portos organizados movimentaram 54,8 milhões de toneladas, aumento de 5,2%.
O MA (Terminal Marítimo de Ponta da Madeira) foi a instalação que mais movimentou carga no primeiro bimestre deste ano: 28,4 milhões de toneladas, um crescimento de 3,4% em comparação com os dois primeiros meses do ano passado.
Depois apareceram o Porto de Santos (SP), com 15,6 milhões de toneladas e crescimento de 6,6%, e o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), com 11 milhões de toneladas e aumento de 7,0%.
Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ.
Fonte: Ministério da Infraestrutura
por Alex Barbosa | abr 8, 2021 | Embarcador, Logística, Notícias, Transportadora
No final do mês de março, no dia 29, o setor de TRC deu início ao transporte gratuito de 5 milhões de doses da vacina do Butantan contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. O transporte está sendo feito pela West Cargo no Instituto Butantan.
Até o momento, 32,8 milhões de doses da vacina do Butantan foram entregues gratuitamente ao PNI (Plano Nacional de Imunização), em uma operação que começou no dia 17 de janeiro de 2021.
“Neste momento tão difícil que o mundo passa e que temos a complexa qualificação técnica para o transporte de medicamentos, nos sentimos muito honrados em poder oferecer o transporte gratuito das vacinas”, disse Helio J. Rosolen, presidente da West Cargo, que também acompanhou o despacho dos lotes dos imunizantes ao lado do Governador de São Paulo, João Dória.
De acordo com o Governador do Estado de São Paulo, estão previstos, até o dia 30 de abril de 2021, a entrega de mais 46 milhões de doses da vacina do Butantan e, depois, mais 50 milhões até o dia 30 de agosto deste ano, totalizando em quase 100 milhões de doses.
A ação também conta com o apoio institucional do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região. “Para nós do SETCESP, que sempre fomos parceiros dos governos municipais, estaduais e federal, é um prazer estarmos nesta operação por meio de nossos associados. Hoje vamos levar esperança e saúde para o povo brasileiro, para que possamos começar a retomar a economia”, concluiu Adriano Depentor, vice-presidente de governança do SETCESP, que também esteve no Instituto Butantan.
por Alex Barbosa | abr 6, 2021 | Logística, Notícias, Transportador Autônomo, Transportadora
Você já viu aqui, no Blog da Guep, que a Mercedes Benz já apresentou protótipos de vans que atuam em conjunto com drones, tudo para agilizar a entrega de itens e ganhar agilidade em logística. A novidade é que a fabricante firmou uma parceria com a startup brasileira de drones Speedbird Aero, que você também conheceu na mesma matéria, no Blog da Guep, quando a ANAC autorizou os primeiros testes de entregas da empresa (veja mais aqui)
A startup brasileira fechou uma parceria com a montadora alemã para o desenvolvimento de um furgão que funcionará como um ‘porta-aviões’ de drones. A ideia é que os testes envolvam o transporte de exames e vacinas com a empresa de exames laboratoriais Hermes Pardini.
O uso de uma estrutura ‘híbrida’ de veículos associados a drones visa atender diversas como entregas em locais de difícil acesso, áreas remotas e em situações de emergência.
Nos testes feitos até aqui, a Speedbird tem usado o DLV1, que está sendo usado em testes de entregas com o iFood. O drone pesa 9 kg e pode transportar até 2,5 km e chegar a uma altura máxima de 120 metros. O próximo modelo a entrar em processo de certificação é o DLV2, que transporta até 5 kg de carga e tem capacidade para voar até 10 km.
“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. A Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Juntos revolucionaremos a forma como são feitas as entregas no país. Hoje, temos drones com capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia que vai de 2.5 até mais de 100 quilômetros. Futuramente, com certeza, novas opções serão disponibilizadas”, ressalta Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero.
por Alex Barbosa | mar 30, 2021 | Embarcador, Logística, Notícias, Tecnologia, Transportador Autônomo, Transportadora
Por conta do crescimento da pandemia no Brasil em ritmo acelerado, e a imunização por meio de vacinas em velocidade consideravelmente lenta, alguns empresários do ramo de transporte se uniram em torno da campanha #VacinaJá – O Brasil tem pressa!
O movimento espera chamar a atenção da população para a necessidade da imunização em massa do povo brasileiro, por conta do grande desejo de voltarem plenamente à vida econômica normal e comum do país. Por isso, esses empresários incentivam o uso de máscaras pela população, e confirmam a disposição do setor de transportes para ajudar de alguma forma na aceleração da logística da vacinação do país.
A iniciativa tem apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte), que em parceria ao governo federal, incluiu os profissionais do transporte de todos os modais no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19.
E mais do que isso, disponibilizaram toda a cadeia de logística do setor para que sejam realizadas todas as entregas das vacinas. Já em outra frente, o Sistema CNT disponibilizou as unidades do SEST SENAT em todo o país para a utilização como pontos de vacinação.
O presidente da CNT, Vander Costa, declara que a vacinação da população depende de uma adequada logística de distribuição, com requisitos específicos de transporte, armazenagem, manuseio e controle em todas as suas etapas. “Nós transportadores, reunimos as condições para ajudar nessa missão, e estamos a postos para intensificar nossas ações”, afirmou Costa.
Caso queira fazer parte e ajudar essa campanha de alguma forma, basta clicar aqui para fazer o download do material da campanha e adesivar seus veículos para a divulgação.