Atendimento (11) 4452-7100 | Comercial (11) 2598-0104 contato@guep.com.br

A maioria das transportadoras tem mais de 20 anos e praticamente 80% ainda estão sob gestão familiar. Estes foram alguns dos destaques revelados pela CNT – Confederação Nacional do Transporte, que apresentou recentemente sua pesquisa CNT Perfil Empresarial, dedicado a retratar as características da gestão nas empresas do segmento, que revelou o seguinte: dentre as empresas que responderam à pesquisa, 59,3% têm mais de 20 anos de história, ou seja, são empresas tradicionais do segmento.

Outra revelação do estudo é que a grande maioria ainda tem gestão familiar: com 79,3% das respondentes, portanto, a gestão profissional ainda é um tópico para a minoria das empresas do segmento.

O estudo também perguntou qual era o item que mais trazia dificuldades ao Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e o “vilão” campeão do levantamento foi o preço do diesel, considerado o pior por 82,3% dos entrevistados, seguido pela elevada carga tributária, para 56,5%, seguida da dificuldade em reajustar os valores dos fretes para 40,1% dos entrevistados.

Sustentabilidade e ESG na pauta

O estudo também trouxe surpresas como uma crescente atenção dedicada à sustentabilidade, também tratada pela sigla ESG (do inglês Environmental, social and corporate governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa) e as empresas de transporte estão dedicando mais atenção às questões ambientais.

Em seu conjunto, 59,6% dos entrevistados implementam algum tipo de ação ambiental em suas operações. Dentre as medidas de sustentabilidade adotadas destacam-se o monitoramento de uso de combustível (39,0%); de emissões de gases na atmosfera (30,6%); de geração de resíduos (30,2%); e de uso de energia elétrica (26,5%) presente em veículos com zero emissões em seus processos como vans e caminhões movidos a eletricidade.

Clique AQUI para ter acesso à íntegra da pesquisa.

Gostou? Compartilhe: