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Inove seu RH com a IA que vai mudar o jogo no Recrutamento e Seleção

Inove seu RH com a IA que vai mudar o jogo no Recrutamento e Seleção

No mundo acelerado do recrutamento e seleção, ter a ferramenta certa pode ser a diferença entre contratar o talento ideal ou perder oportunidades valiosas. Mas, enquanto as empresas estão disputando os mesmos candidatos com as mesmas estratégias de sempre, existe uma solução inovadora que está transformando a forma como os melhores profissionais são encontrados e contratados. E o melhor? Poucos ainda conhecem essa novidade.

Na GUÉP, entendemos a urgência que envolve processos seletivos — desde preencher uma vaga estratégica até garantir que as contratações estejam alinhadas aos objetivos de longo prazo da empresa. Por isso, desenvolvemos uma ferramenta revolucionária: o GUEP RH. O que torna o GUEP RH diferente?

O GUEP RH é mais que uma plataforma de background check. Nossa solução é única no mercado, integrando dados precisos, tecnologia de ponta e automação inteligente que agiliza e potencializa todas as etapas do processo seletivo. Se você está procurando uma vantagem competitiva, o momento é agora e essa é a tecnologia que você precisava!

Aqui estão apenas algumas das funcionalidades que diferenciam o GUEP RH:

Verificação Avançada de Dados: Não há mais espaço para erros. O GUEP RH permite que você acesse fontes confiáveis e seguras para verificar as informações dos candidatos em tempo real. Menos tempo perdido, mais decisões assertivas.

Automação Inteligente: Nossa ferramenta elimina as tarefas repetitivas, liberando sua equipe de recrutamento para focar no que realmente importa: identificar talentos. Com o GUEP RH, você acelera a contratação sem perder qualidade.

Conformidade e Segurança: Com as novas regulamentações de proteção de dados, como a LGPD, é essencial que o processo de contratação seja seguro e confiável. O GUEP RH garante que você esteja 100% em conformidade com as normas vigentes.

Pesquisa em lotes: A nossa ferramenta permite que você cheque grandes quantidades de dados de uma vez só, ajudando as equipes de RH a ganhar agilidade na verificação de informações.

E além de funcionalidades avançadas, o GUEP RH conta com o apoio de nossas áreas de suporte e Customer Sucess, que acompanham de perto cada cliente em seu processo de adoção da nossa tecnologia.

Não Fique Para Trás
Num mercado em constante evolução, não há espaço para processos antiquados. O futuro do recrutamento já começou, e quem se adapta primeiro colhe os melhores resultados. Com o GUEP RH, você não só agiliza seus processos, mas também garante precisão, segurança e a qualidade que sua empresa precisa para crescer.

Entre em contato agora e seja uma das primeiras empresas a transformar seu recrutamento com o GUEP RH. Aproveite essa oportunidade de se diferenciar, ganhe produtividade e reduza custos, sem abrir mão da segurança…

GUEP RH: A tecnologia que revoluciona o recrutamento, trazendo resultados imediatos. Seja parte dessa mudança.

Saiba mais clicando aqui

Benefícios da Inteligência Artificial no Setor de Transporte

Benefícios da Inteligência Artificial no Setor de Transporte

A adoção de tecnologias de IA oferece diversos benefícios:

Otimização de Rotas: A IA analisa dados em tempo real, como condições de tráfego e informações meteorológicas, para otimizar as rotas dos veículos. Isso reduz o tempo de viagem, economiza combustível e diminui os custos operacionais.

Redução de Custos: A IA ajuda as empresas de transporte a identificar áreas de ineficiência e implementar soluções para reduzir custos, como manutenção preditiva, gestão de combustível e otimização de pessoal.

Melhoria da Segurança: A IA monitora o comportamento dos motoristas e dos veículos em tempo real. Ela pode detectar comportamentos de risco, como fadiga do motorista, distração ou velocidade excessiva, emitindo alertas para prevenir acidentes.

Desafios e Considerações Éticas

Apesar dos benefícios, a implementação bem-sucedida da IA no transporte requer uma abordagem abrangente e informada. Desde a definição de metas claras até a colaboração estratégica e a garantia de responsabilidade, é importante considerar os desafios inerentes e as questões éticas que moldam o curso desse progresso tecnológico.

Passos para Implementar a IA no Transporte de Cargas e Logística

Para adotar a IA no transporte, siga esses passos essenciais:

Defina Objetivos Claros: Identifique os problemas específicos que a IA pode resolver e estabeleça metas realistas.

Colete Dados Relevantes: A IA depende de dados de qualidade. Colete informações sobre rotas, veículos, condições climáticas e outros fatores relevantes.

Escolha Algoritmos Adequados: Selecione algoritmos de IA apropriados para suas necessidades, como aprendizado de máquina ou redes neurais.

Teste e Ajuste: Realize testes piloto para avaliar a eficácia da IA e faça ajustes conforme necessário.

Treine a Equipe: Capacite sua equipe para trabalhar com a IA e entender suas aplicações.

Monitoramento Contínuo: Acompanhe o desempenho da IA e faça melhorias contínuas.

Em resumo, a inteligência artificial está transformando o transporte, proporcionando eficiência, segurança e inovação. Ao adotar essa tecnologia de forma estratégica, as empresas podem enfrentar os desafios e colher os benefícios dessa revolução no setor1.

Segundo PRF, foram quase 3 milhões as multas por excesso de velocidade em 2023

Segundo PRF, foram quase 3 milhões as multas por excesso de velocidade em 2023

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que o número de infrações por excesso de velocidade cresceu 132% no ano passado em comparação com 2022. Enquanto em 2023 foram registradas 2.961.624 infrações por transitar em velocidade superior à máxima permitida, em 2022 esse número ficou em 1.275.703.

No ano passado, metade das infrações cometidas por motoristas brasileiros se referia ao excesso de velocidade. Em 2022, essa proporção era de 30%.

Os dados da PRF mostram que o excesso de velocidade foi o terceiro maior causador de sinistros nas rodovias federais em 2023, ficando atrás apenas de causas relacionadas à desatenção (reação tardia do condutor; ausência de reação do condutor e acessar a via sem observar a presença de outros veículos) e de motoristas que deixaram de manter distância do veículo à frente.

Segundo a PRF, no ano passado 25.456 sinistros foram provocados por causas relacionadas à desatenção; 4.263 foram causados por motoristas que não mantiveram distância segura do veículo à frente e 4.239 ocorrências envolveram condutores que dirigiam em velocidade incompatível com a permitida na vida.

Dor de cabeça para transportadoras

Além de causar prejuízos e danos materiais, as multas por excesso de velocidade estão na origem das dores de cabeça das transportadoras, uma vez que, quanto maior for sua frota, ou a utilização de terceiros em suas operações, maior é a probabilidade de que essas empresas sofram com o pagamento de multas.

O primeiro problema diz respeito à demora natural para que os órgãos autuadores façam chegar às sedes das empresas as notificações. Não raro, essa demora faz com que as transportadoras de carga percam o desconto pelo pagamento antecipado, que é em média de 20% do valor total.

A outra dificuldade diz respeito às chamadas multas NIC, as de Não Identificação do Condutor, o que, no caso das empresas, dobra o valor das multas!!

Para resolver este problema, você pode contar com o apoio da nossa plataforma digital de gestão de multas, o que possibilita às empresas monitorar as multas dos veículos de sua frota por placa, ou seja, permitindo reduzir os custos desnecessários com multas NIC e ainda permitindo aproveitar o desconto pelo pagamento antecipado.

Quer saber mais? Clique AQUI e saiba como o GUEP Multas pode te ajudar.

Motoristas de caminhão estão envelhecendo e isso pode ser crítico para o Brasil

Motoristas de caminhão estão envelhecendo e isso pode ser crítico para o Brasil

Podem faltar motoristas de caminhão para dar conta da demanda de serviços que o País necessita. Isso acontece porque as novas gerações não estão adotando a profissão e isso está fazendo com que a idade média dos motoristas esteja subindo.

A rigor não há problemas com motoristas experientes conduzindo nossas cargas, mas pensando para o futuro do setor, é importante considerar que podemos ter falta de motoristas no Brasil, a exemplo do que já acontece em outros mercados como os Estados Unidos e a Europa.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e São Paulo e Região (SETCESP), houve uma queda significativa no número de motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação C (CNH C) entre 2015 e 2020. Esta carteira permite a condução de caminhões não articulados com peso superior a 3,5 toneladas.

A diminuição foi de 5,9% ao ano no número de motoristas com CNH C desde 2015, sendo mais acentuada em 2017 e 2018, quando caiu 8,9%. Isso representa mais de 1 milhão de motoristas.

Escassez

Nos Estados Unidos, que já enfrenta uma escassez de mão-de-obra nos transportes há anos, estima-se que faltam mais de 60 mil motoristas para as empresas de transporte do país. Se essa tendência persistir, até 2028 haverá uma falta de 160 mil profissionais.

Na Europa, a situação também é preocupante. Faltam 127 mil caminhoneiros no continente, sendo os países mais afetados Inglaterra, Alemanha e Espanha.

No Brasil, até 2015, o número de motoristas habilitados na categoria C estava aumentando cerca de 1,4% ao ano, atingindo um total de 5,6 milhões de motoristas habilitados nesta categoria. Em 2020, o número caiu para 4,5 milhões.

Além da redução na emissão e rebaixamento das CNHs já emitidas, a idade média dos caminhoneiros no Brasil é alta. A maioria tem entre 51 e 60 anos. Em 2010, a maioria tinha entre 41 e 50 anos.

Na faixa etária entre 18 e 21 anos, onde normalmente se obtém a CNH C, o número de habilitados caiu 64,1% entre 2010 e 2020.

Atrair, selecionar, capacitar

Com a melhoria na economia a partir de 2018, o número de motoristas contratados tem aumentado consideravelmente, reduzindo a oferta de mão-de-obra disponível no mercado. Outro aspecto importante é que o número de motoristas que pedem demissão das empresas de transporte é o segundo motivo mais comum para desligamentos, sendo o primeiro a demissão sem justa causa. Na base das empresas associadas ao Setcesp, o número de motoristas que pediram demissão em 2019 foi de 2.864 e o número de desligamentos sem justa causa foi de 6.605.

A rotatividade dos motoristas entre as empresas tem causado prejuízos para as transportadoras em termos de treinamento e adaptação dos novos motoristas. Apenas nas transportadoras de São Paulo, esse valor chega a R$18,7 milhões por ano.

Os salários têm aumentado ao longo dos anos. Em média, os motoristas com CNH C receberam R$2.064 por mês em 2019 – o maior valor já registrado. No entanto, apesar disso, o interesse na profissão está diminuindo.

É nesse sentido que urge às empresas de transporte adotarem estratégias vencedoras para atrair, selecionar e capacitar seus profissionais, seja por meio de ferramentas de background check (checagem de antecedentes) de candidatos a ingressarem em seus quadros funcionais, seja por meio de ações de treinamento e capacitação, que ajudam a reter os melhores profissionais em sua empresa.

Quer saber mais sobre como selecionar melhor e capacitar seus colaboradores? Fale com a gente!!

Uber quer substituir caminhoneiros por IA nos próximos 10 anos

Uber quer substituir caminhoneiros por IA nos próximos 10 anos

Se depender da Uber, os dias dos motoristas à frente de caminhões estão contados: a empresa espera ‘aposentar’ os humanos à frente dos brutos nos próximos dez anos!!

A Uber anunciou uma parceria de longo prazo com a Waabi, uma startup especializada em caminhões autônomos, para revolucionar o transporte de cargas. O objetivo é combinar os dados de condução sem motorista da Waabi, que somam bilhões de quilômetros, com a rede Uber Freight, o serviço de logística da Uber.

Os caminhões da Waabi começarão a fazer testes comerciais com clientes da Uber Freight, levando produtos entre as cidades de Dallas e Houston, nos EUA. A ideia é que, no futuro, a Waabi ofereça um modelo de “Motorista-como-um-Serviço”, no qual as transportadoras possam comprar caminhões com a tecnologia de inteligência artificial da Waabi e se conectar ao mercado da Uber Freight.

Essa é a primeira parceria comercial da Waabi revelada ao público, e acontece apenas dois anos depois do lançamento da startup. A rapidez da empresa em entrar no mercado se deve à sua estratégia baseada em inteligência artificial.

Simuladores

A Waabi usa um simulador de estradas, chamado de Waabi World, para testar e treinar o software de direção autônoma em tempo real e em vários cenários. É como se um mesmo motorista pudesse praticar em centenas de milhares de situações ao mesmo tempo.

É importante lembrar que a Uber Freight já tem uma parceria comercial em andamento com a Aurora Innovation e teve um acordo anterior com a Waymo Via, a divisão de caminhões autônomos da Waymo, empresa que pertence à Google. Porém, a parceria com a Waabi promete uma integração tecnológica mais profunda.

As duas empresas estão procurando clientes dispostos a se envolver em projetos de cinco a dez anos, para entender o impacto dos veículos autônomos nas operações futuras.