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Caminhão a hidrogênio da Mercedes-Benz ultrapassa 1 mil km de autonomia

Caminhão a hidrogênio da Mercedes-Benz ultrapassa 1 mil km de autonomia

Um protótipo do Mercedes-Benz a hidrogênio, aprovado para tráfego em vias públicas, rodou uma distância de 1.047 km por estradas na Alemanha. O caminhão GenH2, alimentado por um sistema de célula de combustível, conta com tanque de hidrogênio líquido.

Assim, para a essa validação, o GenH2 saiu do Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks, em Wörth am Rhein, com destino à Berlim, capital da Alemanha. O trajeto ocorreu em um dia.

Seja como for, o caminhão totalmente abastecido, rodou, com peso bruto total (PBT) de 40 t. E em condições reais. Dessa forma, completou a viagem sem emitir CO2. Para isso, a operação contou com inspeção e certificação da TÜV Rheinland. Ou seja, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.

“Para descarbonizar o transporte, precisamos das tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas. E no caso do hidrogênio, conseguimos ultrapassar mais de 1.000 quilômetros com um abastecimento”, diz Andreas Gorbach. O executivo é membro do conselho de administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões.

Antes da viagem, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 foi abastecido com hidrogênio líquido. Combustível fornecido pela Air Liquide. E de origem renovável. Ou seja, produzido com biometano com garantia de origem.

Caminhão a hidrogênio da Mercedes-Benz ultrapassa 1 mil km de autonomia
Mercedes-Benz a hidrogênio roda pelas vias alemãs

Processos

Ademais, o hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg. Ambos instalados um de cada lado do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal por um tempo suficientemente longo. Ou seja, sem resfriamento ativo.

Seja como for, a Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos. Afinal, a solução conta com uma densidade de energia significativamente maior. Sobretudo, em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso.

Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio. O que aumenta significativamente a autonomia. E permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional.

Via dupla: com hidrogênio e bateria
Ademais, a Daimler Trucks comprometeu-se com o Acordo Climático de Paris. Dessa forma, se propôs a oferecer veículos neutros em CO2 em seus principais mercados globais. Leia-se Europa, EUA e Japão, até 2039.

Assim, para o fabricante, os caminhões elétricos à bateria são a escolha ideal para distribuição urbana. Assim como para transporte em longas distâncias. Desde com rotas planejáveis e opções de carga adequadas.

No entanto, as unidades à base de hidrogênio podem ser uma solução ainda melhor. Especialmente no transporte pesado e de longas distâncias.

Seja como for, é importante ressaltar que a disponibilidade de infraestrutura adequada é crucial para uma transição de energia. Ou seja, de eletricidade e de hidrogênio verde.

Caminhão autônomo roda em testes em porto no Espírito Santo

Caminhão autônomo roda em testes em porto no Espírito Santo

O terminal portuário Portocel, localizado em Aracruz, ES, é o palco de testes de um novo modelo de caminhão autônomo que roda sem motorista. Essa é uma inovação pioneira no setor portuário brasileiro e faz parte da estratégia de Portocel de melhorar continuamente suas operações, aumentando sua competitividade.

A tecnologia dos veículos autônomos foi criada em parceria com a Lume Robotics, uma startup do Espírito Santo, e a VIX Logística. O terminal, que que atende às empresas Suzano e Cenibra, está buscando formas de aperfeiçoar sua excelência operacional, por meio de inovações tecnológicas.

Inteligência Artificial

O veículo autônomo é um transporte totalmente controlado por computador. Na parceria que envolve o Portocel, a Lume Robotics e a Vix foram adaptados dois caminhões que fazem o transporte interno de celulose para os testes com o sistema automatizado, que está sendo feito de forma assistida, ou seja, com veículo tripulado.

Um sistema de inteligência artificial conectado a câmeras e sensores é usado nesse processo, integrando vários subsistemas, como visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomadas de decisão, planejamento de movimento, controle e central de operações.

Esses veículos farão a movimentação interna de carga de celulose, atendendo aos subprocessos de embarque de navio, descarga de barcaças e movimentações internas em pátio, armazém e cais. Eles serão acompanhados e monitorados da sala de controle, por operadores que estabelecerão as atividades e rotas a serem realizadas. 

Padronização e ambiente confinado

Ao contrário do que acontece em ambientes abertos, nas estradas, o ambiente confinado de um porto é muito mais “fácil” para testes com veículos autônomos, por conta da padronização da sinalização e do melhor controle de elementos que podem afetar a operação de um veículo autônomo.

Numa estrada, por exemplo, há todo um conjunto de eventos inesperados que podem afetar a tomada de decisão do veículo, como pedestres, animais, ciclistas, outros acidentes e etc. Já no ambiente do Portocel as variáveis são mais restritas e controláveis. O resultado esperado a partir dessa solução inclui mais segurança nas operações, eficiência com menor consumo de combustível e por meio de uma operação padronizada.

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Programa de renovação de caminhões e ônibus será prorrogado por mais 4 meses

Programa de renovação de caminhões e ônibus será prorrogado por mais 4 meses

O Governo Federal vai estender, por mais quatro meses, o incentivo à renovação de frotas de caminhões e ônibus. Lançado no início de junho, o programa de renovação de frota prevê retirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil e com destinação à sucata. 

A ideia é que caminhões antigos sejam dados como entrada na compra financiada de um veículo zero quilômetro. No total, o governo autorizou créditos tributários de R$ 700 milhões para a renovação da frota de caminhões e de R$ 300 milhões para a substituição de ônibus.

O objetivo é proporcionar maior qualidade de vida e rentabilidade a motoristas autônomos, elevar a produtividade do sistema e contribuir para um transporte mais eficiente e sustentável, além de reduzir a emissão de partículas poluentes.

O programa foi anunciado na mesma época da liberação dos bônus de até R$ 8 mil liberados para a compra de carros, créditos esses que foram esgotados em 45 dias.

Só que, no caso dos caminhões e ônibus, a adesão foi baixa: faltando pouco mais de um mês para o fim da vigência da medida provisória que lançou o programa, apenas R$ 270 milhões foram consumidos em aquisições de novos veículos pesados.

O anúncio foi feito pelo presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, em visita à fábrica da Gerdau em Araçariguama (SP). Ele foi ao local para participar da cerimônia que marcou a entrega, dentro do programa, de 140 caminhões antigos para reciclagem em usinas do grupo siderúrgico.

Além do programa de renovação de frota já anunciado, Alckmin destacou que o BNDES terá uma linha de crédito especial, para financiamento de caminhões novos, totalizando R$ 1 bilhão, atrelada à taxa Selic pós-fixada. A taxa oferecida a transportadores de carga e empresas de transporte coletivo é pós-fixada e atrelada à Selic – isto é, se a taxa básica cair, como está previsto, os juros da linha ficarão mais baixos.
Programa de renovação de caminhões e ônibus será prorrogado por mais 4 meses

Diesel: Fique por dentro das principais oscilações

Diesel: Fique por dentro das principais oscilações

O diesel possui grande parcela nos custos operacionais das atividades de transporte ao redor do Brasil e segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as transportadoras gastam, em média, 35% de seu faturamento com o abastecimento de seus veículos. Ao longo dos últimos anos, o combustível fóssil tem sofrido diversas variações que impactam diretamente não só a estrutura das empresas de transporte, mas toda a economia.?

Conforme análise comparativa do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), da semana 30/07/2023 à 05/08/2023 com a semana 06/08/2023 à 12/08/2023, foram identificados alguns indicadores relevantes. Algumas localidades tiveram movimentações mais significativas, reforçando a importância de monitorar regularmente as flutuações nos preços do combustível, pois mesmo pequenas variações podem ter impactos significativos nos custos operacionais das empresas e no dia a dia dos consumidores.

Boa Vista aumentou o valor do diesel S10 em 5% (Valor atual: R$ 5,67), e elevou também o valor do diesel comum em 4,28% (Valor atual: R$ 5,60). Curitiba diminuiu o valor do combustível comum em -5,18%, atualmente o valor encontra-se em R$ 4,58. Em Macapá, o valor do comum subiu em 5,98% sendo assim a valorização do combustível atual é de R$ 5,49. Manaus elevou a precificação do diesel S10 em 8,06% (Valor atual: R$ 5,50), e aumentou o valor do diesel comum em 8,12% (Valor atual: R$ 5,46). E São Paulo, cresceu no preço do combustível ?S10 em 0,20% ?com preço de R$ 5,04, e diminuiu o valor do diesel comum em -1,02% com o valor atual de R$ 4,83).

Segundo Ricardo Henrique, analista de dados do IPTC, no geral, o preço do Diesel S10 registrou quedas em algumas áreas, enquanto o Diesel comum se manteve relativamente estável. “Essas variações refletem a dinâmica do mercado de combustíveis, sujeito a fatores como demanda, oferta e políticas econômicas. É importante ressaltar que as flutuações nos preços do Diesel podem ter impactos significativos para consumidores e empresas, afetando seus custos operacionais e despesas diárias. Por isso, é essencial acompanhar de perto essas variações e estar ciente das tendências do mercado”, comenta o analista.

Apesar de não possuir grande variação percentual nesta semana, a capital com diesel mais caro é Rio Branco, apresentando os valores do Diesel S10 em R$ 5,88 e o Diesel comum em R$ 5,80. Já o mais barato é João Pessoa, com o Diesel S10 custando R$ 4,74 e o comum R$ 4,55.

Sobre o IPTC?- O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), realiza estudos e análises voltadas para o transporte rodoviário de cargas em todo o país, com ferramentas que auxiliam colaboradores e contratantes do segmento.

ANTT publica resolução que estabelece normas do vale-pedágio obrigatório

ANTT publica resolução que estabelece normas do vale-pedágio obrigatório

Resolução entra em vigor no dia 1º de setembro de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União do último dia 4 de agosto, a Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2023, que Estabelece as normas para o Vale-Pedágio obrigatório e institui os procedimentos de habilitação de empresas fornecedoras em âmbito nacional, os procedimentos de aprovação de modelos e sistemas operacionais e institui as infrações e suas respectivas penalidades.

Os capítulos I a V da Resolução tratam, respectivamente:

Dos conceitos, definições, princípios gerais e obrigações;

Da habilitação das fornecedoras de vale-pedágio obrigatório e aprovação dos modelos e sistemas operacionais;

Da sistemática de comercialização;

Da fiscalização, infrações e sanções

Das disposições finais.

Para a leitura completa da Resolução, acesse o Diário Oficial da União.

A nova resolução entra em vigor em 1º de setembro de 2023, ficando revogada a Resolução ANTT nº 2.885, de 09 de setembro de 2008, resolução que estabelecia as normas anteriores relativas ao vale-pedágio obrigatório.

Fonte e foto: ANTT