Se depender da Uber, os dias dos motoristas à frente de caminhões estão contados: a empresa espera ‘aposentar’ os humanos à frente dos brutos nos próximos dez anos!!
A Uber anunciou uma parceria de longo prazo com a Waabi, uma startup especializada em caminhões autônomos, para revolucionar o transporte de cargas. O objetivo é combinar os dados de condução sem motorista da Waabi, que somam bilhões de quilômetros, com a rede Uber Freight, o serviço de logística da Uber.
Os caminhões da Waabi começarão a fazer testes comerciais com clientes da Uber Freight, levando produtos entre as cidades de Dallas e Houston, nos EUA. A ideia é que, no futuro, a Waabi ofereça um modelo de “Motorista-como-um-Serviço”, no qual as transportadoras possam comprar caminhões com a tecnologia de inteligência artificial da Waabi e se conectar ao mercado da Uber Freight.
Essa é a primeira parceria comercial da Waabi revelada ao público, e acontece apenas dois anos depois do lançamento da startup. A rapidez da empresa em entrar no mercado se deve à sua estratégia baseada em inteligência artificial.
Simuladores
A Waabi usa um simulador de estradas, chamado de Waabi World, para testar e treinar o software de direção autônoma em tempo real e em vários cenários. É como se um mesmo motorista pudesse praticar em centenas de milhares de situações ao mesmo tempo.
É importante lembrar que a Uber Freight já tem uma parceria comercial em andamento com a Aurora Innovation e teve um acordo anterior com a Waymo Via, a divisão de caminhões autônomos da Waymo, empresa que pertence à Google. Porém, a parceria com a Waabi promete uma integração tecnológica mais profunda.
As duas empresas estão procurando clientes dispostos a se envolver em projetos de cinco a dez anos, para entender o impacto dos veículos autônomos nas operações futuras.