A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançará o e-Delivery no primeiro semestre de 2021. Logo, a gigante está se preparando para o início da produção do caminhão elétrico.
A empresa já começou o treinamento dos funcionários da equipe de produção na fábrica de Resende (Rio de Janeiro). Logo após, os funcionários que vão cuidar da parte elétrica do e-Delivery. E, por fim, o pessoal da área administrativa. E as equipes de vendas de todo o Brasil também.
e-Delivery será desenvolvido na linha ‘convencional’
Segundo o gerente executivo de estratégia corporativa da VWCO, Walter Pellizzari Júnior, o treinamento é para aproximar os colaboradores da nova tecnologia. Sendo que a montagem de parte do e-Delivery vai ser feita na linha convencional. Ou seja, onde são feitos os caminhões a diesel.
É o caso da suspensão e dos eixos. Segundo Pellizzari, nem todos os funcionários vão ter contato direto com o veículo elétrico. “Mas eles têm de reconhecer os processos de segurança”, diz.
Com isso, eles têm de saber que o caminhão tem motor alimentado por baterias. E que existem cabos de alta tensão, exigindo cuidados extras, alerta Pellizzari.
De acordo com ele, o veículo vai para a área de “comissionamento”. Ou seja, onde é feita a montagem das partes elétricas. São itens como cabos, motor elétrico e as baterias. Nessa etapa, o e-Delivery recebe energia pela primeira vez. Isso exige procedimentos específicos. Porque a tensão elétrica é superior a 600 volts.
Os primeiros e-Delivery vão ser entregues para a Ambev, em junho. A empresa de bebidas vai receber 100 caminhões elétricos até o fim do ano.
A produção do e-Delivery no complexo de Resende (RJ) já começou. Na Planta Piloto são feitas as definições e a confirmação do processo produtivo. Além dos treinamentos.
Em outras palavras, trata-se de um “ensaio” antes do início da produção em massa. Além disso, há ensaios sendo feitos em laboratórios em todo o País.
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