A Volvo está fazendo testes de viabilidade de seu modelo de caminhão elétrico pesado
FM Electric, que está sendo apresentado a transportadores em diferentes regiões para coletar as impressões iniciais em aplicações tipicamente brasileiras. Os testes haviam sido anunciados durante a Fenatran 2022 e têm como objetivo entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações. Os relatos têm sido muito positivos e os caminhões estão se saindo muito bem nas aplicações típicas em que vão rodar.
O Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 490kW (660hp) e pode ser equipado com até seis baterias (540kWh), oferecendo uma autonomia de até 300 quilômetros. É ideal para operações no entorno de centros urbanos e pode ser carregado em estações no pátio da transportadora. Além disso, o modelo é dotado de freios regenerativos, ou seja, que transformam a energia das frenagens em cargas para as baterias, e tem baixíssimo nível de ruído, tornando-o uma ótima alternativa para aplicações próximas a áreas residenciais.
A Volvo tem como meta reduzir em 50% as emissões de CO² de seus veículos até 2030 e, em 100%, até 2040. O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da jornada global da empresa rumo à descarbonização do setor.
Os preços estimados dos modelos não foram divulgados.